Como tirar o mofo da sua parede

O mofo é um problema que pode acabar com a aparência da sua casa. Ele provoca manchas escuras, que dão aspecto de sujeira e descuido para o local. Mas não somente isso, porque o mofo também é um problema para a saúde.

Ele pode agravar problemas pré-existentes, como também provocar outros. Pessoas que têm asma, bronquite, rinite e outras manifestações alérgicas podem viver em crise por causa do mofo. Ele ainda transmite bactérias que podem causar infecções.

Por isso, tirar mofo de paredes ou muros é uma missão que você deve encarar, a fim de evitar que ele comprometa a sua decoração e a saúde da sua família. Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe, porque neste post vamos lhe ensinar. Veja a seguir como eliminar esse problema da sua vida.

Aprenda a tirar mofo

O mofo se origina em locais que recebem muita umidade, como aqueles que sofrem infiltrações. Também pode ser originado em função da baixa incidência de sol em ambientes úmidos e quentes. Isso estimula a formação desses micro-organismos.

Se o problema está sendo originado por infiltrações, o ideal é cessar essa umidade, porque do contrário o mofo voltará. Porém, se a razão não for essa você pode tirar o mofo da sua parede com a seguinte receita:

  • um terço de água sanitária para uma porção de água em um balde.

Para aplicar a mistura sobre o mofo, use luvas de borracha, óculos de proteção e máscara. Também tenha cuidado com suas roupas, porque a água sanitária descolore tecidos com grande facilidade. Deixe o ambiente aberto para garantir ventilação.

Com uma escova de cerdas duras, esfregue a mistura no mofo, depois, retire o excesso de água e a sujeira que se soltou com um pano úmido. Repita a operação até obter um resultado satisfatório.

Também há no mercado produtos específicos para tirar mofo. Eles possuem uma formulação mais forte, por isso, se optar por um deles, leia atentamente as recomendações do fabricante e siga as instruções de segurança para evitar problemas maiores e acidentes domésticos.

Tirar o mofo pode não resolver tudo

Infelizmente nem sempre é sovele eliminar toda a mancha deixada pelo mofo. Ele geralmente acaba escurecendo o local onde havia se instalado, e se esse for o seu caso, apenas repintar a parede é que vai resolver.

Porém, não pule etapas. É essencial que antes de fazer a pintura você retire todo o mofo da parede, para somente depois aplicar a tinta. Isso vai deixar o espaço limpo e pronto para receber o acabamento.

E mesmo depois de pintar não se esqueça de que o mofo pode voltar se as condições não mudarem no ambiente. Por isso, também é preciso evitar que o mofo reapareça. Veja as nossas dicas:

  1. Mantenha os ambientes sempre bem ventilados.
  2. Use tinta antimofo.
  3. Impermeabilize o chão e as paredes.
  4. Prefira instalar pisos e revestimentos de boas marcas.
  5. Evite guardar roupas ou objetos ainda molhados.
  6. Quando a umidade do ar estiver alta, use desumidificadores.

É preferível evitar a tirar mofo, então, procure tomar medidas preventivas. Mas se caso ele aparecer mesmo assim, limpe bem o local para que o espaço não fique manchado e sua saúde esteja protegida.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *