Como combinar os tons de azul na decoração

O azul é uma cor que nunca sai de moda. Ele sempre é tendência tanto para roupas como na arquitetura e decoração. Afinal, trata-se da cor mais querida do mundo, e isso porque transmite a sensação de paz, tranquilidade, seriedade, inteligência e confiança.

Por todas essas razões é que até mesmo grandes marcas adotam o azul como sua cor de base, esse é o caso do Facebook, do Twitter e do LinkedIn, por exemplo. E na decoração os tons de azul são capazes de combinar com todos os estilos de ambientes.

Quer saber como criar um espaço harmônico e agradável utilizando essa cor em suas várias tonalidades? Então continue lendo e veja algumas dicas!

  1. Azul claro e escuro

A combinação entre dois tons de azul, sendo um mais claro e outro mais escuro, promove um belo resultado final. Para que o espaço não fique muito azulado, pode ser utilizado o marrom para contrastar como aplicando elementos em madeira, por exemplo.

  1. Azul claro ou pastel

Os tons de azul mais claro ou pastel são ideais para serem aplicados em quartos de crianças, tanto para meninos como meninas. Esse tom de azul ajuda a deixar o espaço tranquilo e estimula o sono, além de acalmar os pequenos.

Mas também pode ser empregado em quarto de adulto ou nos ambientes onde você deseja transpassar essa tranquilidade toda. Clínicas, por exemplo, podem ter esse tom de azul que passa confiança e serenidade.

  1. Azul e preto

Tons mais escuros de azul podem combinar de forma harmônica com o preto, e deixam os ambientes com mais seriedade. Pode ser a combinação ideal para quem deseja essa cor em escritórios. E para não ficar sombrio, opte por piso, mobília, cortinas e outros elementos mais claros.

  1. Azul com branco

Espaços onde o branco geralmente impera, como na cozinha, podem quebrar a monotonia se em alguns detalhes ou elementos estiver o azul. Ele pode ser aplicado nos armários, por exemplo, em revestimentos, bancadas e outros.

  1. Azul e madeira

Essa é uma combinação que sempre dá certo para qualquer estilo e tipo de ambiente. Também não importa o tom de azul, porque ele sempre harmoniza com a madeira, por ela ter uma coloração marrom. Aposte na cor para paredes e opte por detalhes em madeira para criar um efeito agradável.

  1. Vários tons de azul juntos

E você também pode criar uma decoração onde vários tons de azul estejam presentes. E isso sem deixar o espaço azulado demais. Basta utilizar também outras cores que façam a conexão entre os tons, como o branco ou o cinza. Isso quebra homogeneidade e harmoniza o espaço.

  1. Azul com cores quentes

O azul não combina apenas com cores claras ou neutras, mas também resulta num belo contraste com cores quentes, como o vermelho, laranja e amarelo. Como ele é uma cor fria, acaba sendo equilibrado por elas, sendo que o ideal é optar por uma para ser a principal e a outra em detalhes para criar o contraste.

Essas são apenas algumas ideias para você acrescentar o azul em sua decoração. Deixe a criatividade falar mais alto para compor um espaço agradável, apenas não se esqueça de sempre calcular se o espaço não ficará carregado demais ou cansativo para os olhos. O bom gosto será sempre o seu melhor guia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *