Qual o significado da cor cinza em ambientes fechados?

Na hora de decorar os ambientes as cores que serão utilizadas ali devem ser muito bem escolhidas. Isso porque cada uma delas é capaz de exercer uma certa influência sobre a percepção que as pessoas têm do espaço.

Hoje o nosso tema será a cor cinza em ambientes fechados, e o que ela pode significar ali, que tipo de sensação pode provocar. Continue lendo e descubra se o que o cinza representa expressa aquilo que você deseja para seus ambientes.

O significado da cor cinza

A cor cinza possui mais de um significado e pode despertar sensações e emoções diferentes nas pessoas. Ela muitas vezes é associada a coisas sombrias, sem movimento, enfadonha e até mesmo fria. E ainda há quem veja nela solidão, depressão, isolamento e perda.

Porém, a cor cinza não possui apenas esse lado mais carregado, digamos assim. Ela também associa-se à compostura, estabilidades, elegância, sofisticação, maturidade, sutiliza e responsabilidade.

Ou seja, essa cor pode tanto trazer cargas positivas como negativas, e para conseguir encontrar o equilíbrio ideal, precisamos saber como decorar os espaços. Isso ajudará a encontrar a sensação ideal que pretendemos transmitir por meio dela.

Como incluir sabiamente o cinza na decoração

O cinza também é muito utilizado na decoração como cor de base. Isso porque ele é intermediário entre o branco e o preto, e ajuda a equilibrar o ambiente. Assim, se você pretende uma decoração mais leve, pode mesclar com o branco, e se preferir algo mais sóbrio, com o preto.

Mas o cinza também pode ser combinado com cores mais alegres, com o amarelo, o vermelho terroso, o verde e o azul. Também com os tons de rosa e salmão ele resulta em uma bela decoração.

Ao mesclar o cinza com outras cores, seja nas paredes nos móveis ou em objetos, você consegue driblar a sensação de monotonia e tristeza que a cor poderia causar. O espaço fica mais equilibrado e harmônio, muito agradável.

Escolhendo com sabedoria a cor que vai contrastar com o cinza, você cria um espaço moderno e elegante. Também pode seguir a linha mais clássica se optar por móveis em estilo colonial. Até mesmo a decoração romântica fica bem com o cinza pendendo para o branco, trazendo leveza para o espaço.

No feng shui, a cor cinza representa o equilíbrio entre a energia feminina e a masculina, por ser a mistura de preto e branco, então, usar o cinza em ambientes fechados pode ajudar na harmonia e no equilíbrio. O espaço com a cor cinza não precisa ser triste, basta saber equilibrar os tons e fazer essa cor contrastar no espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *